• Como lidar com a irritação?

    Como lidar com a irritação?

    Quando nos sentimos irritados com algo que nos aconteceu, seja algo externo ou interno, nosso humor e nossa maneira de lidar com as situações ficam profundamente afetados.

    Tem vezes que não percebemos bem o que foi e acabamos descontando nossa irritação em outros contextos. Não é fácil lidar com a irritação, uma vez que ela nos deixa alterados, tensos e incomodados, e quando nos sentimos assim, na maioria das vezes, queremos nos livrar o mais rápido possível dessas sensações, para nos sentir aliviados e voltar ao nosso equilíbrio.

    O período entre sentir-se irritado até a sensação de irritação passar pode ser sofrido e muito incômodo, quando acontece parece que é muito longo e que nunca vai terminar, e tudo o que nos acontece parece mais intenso enquanto estamos imersos na irritação.

    A grande dificuldade não é para lidar com a irritação, mas encontrar ânimo para lidar com ela, justamente quando nos sentimos irritados. Para isso pode ser útil tentar nos afastar um pouco do que estamos fazendo, buscar algo que nos faz sentir relaxados e tranquilizar-se, quando possível.

    Qualquer tentativa para diminuir a tensão pode ser útil, porém diminuir a tensão não implica em resolver a irritação. No momento podemos nos acalmar, mas depois a situação que nos gerou irritação pode voltar a se repetir. Portanto, depois de relaxar, precisamos partir para a ação.

    Para que nossa ação seja efetiva, antes de agir é importante perceber o que queremos fazer com o que sentimos, ou com o que nos aconteceu. Se tentamos compreender o que nos gerou a irritação, pode ser um caminho para decidir com o que pretendemos lidar.

    Nem sempre é fácil perceber, pois temos o costume de colocar a responsabilidade por nossa irritação em uma situação ou em uma pessoa. Tem vezes que o que nos fez sentir irritados não foi algo externo, mas uma expectativa interna não comunicada, uma idealização. Outras vezes não é uma situação específica, mas a soma de várias pequenas situações incômodas que não demos importância quando aconteceram.

    Passar por muitas pequenas situações estressantes pode nos gerar pequenos sentimentos de irritação que, quando não reconhecidos, podem gradualmente aumentar e tornar-se maior, ao ponto de nos sentirmos intensamente irritados, aí responsabilizamos o último fato que nos aconteceu como culpado por toda nossa irritação, justamente porque foi quando nos percebemos intensamente irritados.

    Perceber nossas pequenas irritações e pequenos incômodos do dia a dia, compreender seus motivos e procurar fazer algo para lidar com eles pode ser um caminho para reduzir nossa irritação intensa. Não há uma receita do que fazer com nossos sentimentos, é preciso muita abertura e autoconhecimento.

    Quando nos sentimos muito mal e não conseguimos lidar com nossos sentimentos, pode ser útil procurar um terapeuta ou alguém que possa nos ajudar.


    Por Bruno Carrasco, psicoterapeuta existencial.
  • Textos Relacionados

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário