• Livros

    Existencialismo e Psicologia




    Conheça o existencialismo enquanto vertente filosófica, seus principais representantes, temas existenciais como a liberdade e a angústia, e a relação entre o existencialismo e a psicologia, de maneira didática e compreensível.

    Existencialismo é uma filosofia contemporânea que busca compreender a existência humana em seus aspectos afetivo, concreto e singular, valorizando a liberdade de ser, as singularidades, as emoções e as potencialidades de transformação de cada ser humano.

    O livro inicia com uma introdução sobre a filosofia da existência, descrevendo o existencialismo e suas bases filosóficas. Em seguida há uma apresentação de quatro filósofos da existência: Sören Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre. Depois são detalhados diversos temas existenciais, como a liberdade, a angústia, a solidão, a finitude, a autenticidade e o sentido da vida. Por fim, é estabelecida uma relação entre o existencialismo, a psicologia e a prática da psicoterapia existencial.





    Existencialismo e outros temas



    Este livro apresenta relações entre o existencialismo e temas diversos, suas aproximações e distanciamentos, possibilitando ao leitor uma compreensão mais ampla sobre a filosofia existencialista e os temas com os quais ela se relaciona (ou não).

    Composto por uma série de textos breves que refletem o existencialismo e a psicologia, a filosofia, o humanismo, a fenomenologia, a liberdade, o materialismo histórico, o romantismo, o expressionismo, a contracultura, o liberalismo, a existência humana, inclusive os autores Kierkegaard, Nietzsche, Gabriel Marcel, Heidegger e Sartre.

    Com esta publicação, espera-se que o leitor possa compreender melhor a filosofia existencialista e desenvolver uma percepção mais apurada sobre suas semelhanças e diferenças para com os diversos temas abordados.